Seguidores

sábado, 22 de maio de 2010

CURIOSIDADE INFANTIL



Pedro Bloch, para quem não se lembra , nascido na Ucrânia, naturalizado brasileiro, foi um médico foniatra, mas foi também jornalista, escritor,compositor, dramaturgo e sobretudo, um observador das coisas pequenas. Lembro de uma revista que tinha uma coluna com as pérolas das crianças. Sei da existência de um livro dele, chamado

Dicionário de Anedotas de Crianças para adultos. Não cheguei a ler, mas tenho certeza que minha filha traria exímia contribuição para aumentar as páginas de tal livro.

Há alguns anos, num desses momentos de papo furado, onde normalmente crianças de 6 anos costumam perguntar como os peixinhos respiram dentro d’agua, ou como os bebês não morrem quando a cegonha os joga lá do céu, eis que surge a pergunta:

-Mamãe, o que é AIDS?

Pensei em apelar pra estratégia do: Vamos fazer brigadeeeeeeeeeeiroooo? Pois achava que era um pouco cedo pra explicar sobre Aids pra ela. Mas seus olhinhos curiosos e ávidos de saber impediram-me de sabotá-la.

-Aids é um vírus que faz com que a imunidade de nosso corpo fique fraca, e qualquer doença, até mesmo uma gripe, pode matar. Você sabe o que é imunidade, né?

-Sei...são os soldadinhos que quando eu não quero comer, ficam fraquinhos e não conseguem lutar contras as doenças.

-Sim, isso mesmo.

-Nooossa, mãe, mas então Aids mata! Mas se é um vírus, como se pega esse vírus?

-Pela contaminação através do sangue, ou através de relações Sexuais.

-Como assim, pelo sangue?

Nesse momento, fiquei um tanto aliviada por ela não ter perguntado: como assim, através de relações sexuais? Apesar de termos sempre longas conversas sobre sexo. Fazer o quê, se ela não se interessa pela respiração dos peixinhos?

-Se você estiver com um machucado aberto, e a pessoa que tiver o vírus também tiver um machucado aberto e houver contato, a pessoa pode transmitir o vírus pra você.

-Nooooossa.....

Seus olhinhos brilhavam cada vez mais, e corriam de um lado para o outro, tentando assimilar sem grandes traumas, que no mundo, existem coisas ruins mesmo....Eu apenas a observava...

-Mas mãe, se é um vírus, a primeira pessoa que se contaminou, pegou esse vírus como?

É, ela não para, não adianta....

-Dizem que o vírus da Aids surgiu com os macacos, lááá na África.

Longo silêncio se seguiu, os olhinhos dela circularam mais rapidamente ainda. Depois veio a expressão de tédio pelo mistério sem solução. Aí , a iluminação, seguida da pergunta:

-Quer dizer então, que.....alguém foi pra África...e....TRANSOU COM UM MACACO???????

10 comentários:

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
    EU ME LEMBRO EXA TA MENTE O POR QUE DESSA RESPOSTA: MINHA MAE JA HAVIA ME ESPLICADO SOBRE RELAÇOES SEXUAIS O QUE ELA NAO PRECIVA NEM EXPLICAR DE NOVO, E PENSSEI:"JA VI PESSOAS AMANDO SEUS BICHOS DE ESTIMAÇAO... MAIS NAO PODIA IMAGINAR ALGUEM IR PARA AFRICA PARA TRANSAR COM UM MACACO...COMO SERIA O FILHO DELES?"KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. AI, MÃE, TE AMO MUITO, MUITO MESMO! QUANDO EU ERA PEQUENININHA EU MORRIA DE CIUMES PORQUE AS MINHAS AMIGAS QUERIAM IR EM CASA POR SUA CAUSA E NAO PRA BRINCAR COMIGO. VOCÊ É MUITO ENGRASSADA...
    OBRIGADA POR GUARDAR AS MINHAS FRAZES, TO MORRENDO DE RIR DE AUGUMAS QUE EU NEM LEMBRAVA MAIS. E AGORA LEMBREI DE UMA COISA QUE EU FALAVA SEMPRE PRA VOCÊ QUANDO A GENTE TAVA COM O PÉ SUJO E DESCABELADA: "MY PREEEEEECIOUUUUUSSSSS"!
    UM BEIJO MÃEZINHA, EU TE AMO, MESMO VC ESTANDO ME DEIXANDO DE CASTIGO!

    ResponderExcluir
  3. Eu, como pediatra ouço muitas pérolas.

    Pedro Bloch era dono da rede manchete, hoje rede record e na revista dele, de nome Manchete, tinha uma sessão só de pérolas: "Criança diz cada uma"... era bem divertido de ler...

    Beijos e obrigado pelas palavras no meu blog

    ResponderExcluir
  4. Issssso, Leonardo! Criança diz cada uma! Da Revista Manchete. Era ótima a sessão, né?

    ResponderExcluir
  5. Noossa, Lica, agora você exagerou no gerundismo, hein, amor?

    ResponderExcluir
  6. Pois é eles são assim nos surpreendem,a cada dia mais e mais e nós que nos achamos superiores ou até mais inteligentes ficamos de queixo caído.Tenho algumas frases da Sofia super engraçadas,não comecei a postar ainda por falta de tempo e também porque não sei mexer no meu blog (sou um desastre).Vai uma aí bem recente,foi essa semana.
    Filha canta uma música bem linda do dia das mães pra mamãe ficar bem feliz;
    Sofia:"Voxê é a minha razão, a dona do meu coração,papai papai papai eu amo voxê"
    Pode!!!

    ResponderExcluir
  7. Monique, seja bem vinda aqui no Blog, agora como seguidora!
    E divida as pérolas da Sofia com a gente!
    Amamos!!

    ResponderExcluir
  8. Adoro a forma como as crianças se interessam pelas coiss e o modo como elas "processam" as informações em suas cabecinhas. Lá no blog tem uma tag chamada "Momento Mãe" com alguns diálogos que tive com a minha filha. Eu morro de rir com ela!

    Obrigada pela visita no meu blog! E sinta-se à vontade para repassar o texto. Fico feliz que tenha gostado. (Respondi lá pra vc.)

    Beijos e seja bem vinda!

    ResponderExcluir
  9. a lilica sozinha já da um livro! saudades de vcs 2!!! beijos, Cris.

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkAi, Lu, só rindo mesmo.....

    ResponderExcluir

Sabia que somente pessoas especiais postam comentários aqui?