Seguidores

sexta-feira, 12 de março de 2010

Um dia Comum....

-Bom dia, filha! Acorda, que ta na hora do seu inglês. -Calma aí, to cansada demais, mãe... -Cansada , como assim cansada, se você ainda está na cama, acaboou de acordar? -Eu to com sono ainda, só mais um minutinho! -já esperei esses minutinhos antes de te chamar, agora vamos. -Mas mãe! Eu preciso descansar! -Vamos. -Calma aí. É que eu to com frio. -Tá calor, como você poderia estar com frio?Toma seu banho e vamos. -Ah não! Banho não! -Você não vai pra escola sem tomar banho. -Mae, por favor, por favor! Eu tomo na hora que eu voltar do inglês, juro! -Está bem . Então vá escovar os dentes. -Calma aí, primeiro tenho que tomar leite.Senão fica aquele gosto ruim na boca e... -Tudo bem, Livia, o seu leite já está pronto. Beba o leite e vá escovar os dentes. -Tá, mas eu tenho que esperar um pouco, porque você sabe, eu não gosto de comer nada e escovar os dentes logo em seguida. -Sim, eu sei...Então vista sua roupa primeiro. -Calma aí, preciso achar meu material de inglês ainda. -Já está lá na sala, separadinho. (ALGUNS MINUTOS DEPOIS...) -Livia, o que vc está fazendo? -To brincando de dar aula de ginástica rítmica! -Vá se trocar, por favor! -Ô mãe,. Eu já revirei todas as gavetas ( e revirou mesmo) e não achei meu uniforme. -Seu uniforme está em cima da cômoda, esticadinho, que era pra você enxergar com mais facilidade. -Ah, é ....nao tinha visto... -Vamos, pelo amor de Deus! Não preciso ficar estressada logo cedo! Pra quê enrolar desse jeito e chegar atrasada? -Calma aí. Ô mãe, leva meu fichário? Tô tão cansada... -Tá, mas vamos logo. (no caminho...) -Livia, às 10:30, você esteja na frente da escola, junto com os seguranças e todas as outras crianças, e atenta porque não tem lugar pra ficar esperando, e não posso deixar o carro no meio da rua pra entrar e te procurar! -Tá bom, pode deixar. -Você ouviu o que eu falei? -Ouvi -O que eu falei? -Pra eu ficar atenta. -Atenta onde? -Na classe, pra não me distrair. -Nãoooo, Líviiia! NA porta da escola, na saída do inglÊÊÊs! -Tá bom, calma, como você é estressada... -Vai, desce. -Por onde? -Pela porta, sempre ao lado da calçada. Há anos eu explico isso, né? -É que eu esqueço.. -Beijo, vai com Deus. -Beijo mãe, te amo. (eu, já em casa, adiantando o almoço...toca o telefone) -Mae, to com frio, esqueci o moleton no banco de trás do carro. -To indo levar. (vou, volto pra casa, já atrasada com o almoço e 40 minutos depois, volto novamente para busca-la e ela não está na porta, todas as crianças estão. Estaciono do outro lado da rua, entro na escola.Ninguem sabe onde ela está. Um conversa pelo walk talk com outro, que conversa com outro que vai buscar a Livia na fazendinha, com outra amiga esquecida, brincando, toda suada e fedorenta. -Oi, mãe. Eu tava na fazendinha... -Eu não falei pra você ficar na frente da escola? -Mas é que.. -Vamos, filha. (em casa...) -Agora toma um banho, lava essa cabeça , se troca porque já já ta na hora de voltar pra escola. -Calma aí, você disse lavar a cabeça, maae? -Você ta suada feito um bode. Quer ir pra escola sem lavar a cabeça? -Mas mãe, eu lavei antes de ontem! -Você não tem vergonha de falar isso?Uma menina tão bonita... -Tá bom, ta booom! (45 minutos depois...) -Eu vou entrar aí e vc vai apanhar! -Calma aí, só falta lavar a perereca, os pés, o pescoço e.. -O que você ficou fazendo até agora além de cantar?Mais 2 minutos e eu te tiro do chuveiro ensaboada mesmo! Você não vai conseguir nem almoçar, não vai dar tempo! (5 minutos depois...) -Sai desse banho, Livia. -Calma aí, só falta a perereca. - Quaaaaaaaantas pererecas você tem?????? -Calma aí, já terminei. Noooossa, que estressada! - Mãe, penteia meu cabelo? -Tem que secar ainda. -Ah não! Secar não! -Tem ar condicionado na classe e se vc for de cabelo molhado, fica doente. -Tá booom, ta booom! Saco, viu. -Mae, prende meu cabelo? -Pronto. -Tá muito alto, mãe. -E agora?tá bom? -Tá meio torto, NE... -Agora ta ceertinho. -Mas ta baixo demais, dá calor... -Assim ta perfeito, né? Tá bom.. -E coloca o boné pra proteger do ar frio na cabeça. -Mas tem uma menina que reclama que não dá pra enxergar! -Manda ela falar comigo. -Mas mãe.. -Eu prefiro que a menina não enxergue do que vc pegar pneumonia de novo.Ema Ema Ema. -Mae, o que você colocou na lancheira? -Bolo de laranja. 1 bisnaguinha e um todynho. -Mae, posso comprar lanche na escola? Todas as minhas amigas compram. -Não, seu lanche já está pronto. -Mas mãe, eu não quero bolo de laranja, eu to com vontade de bolo de cenoura que vende na escola... (tiro o bolo de laranja e dou o dinheiro do bolo da escola). -Mae, só uma bisnaguinha? -Sim, pq tem o toddynho, tem o bolo e, ai meu Deus! Tudo tem que explicar, Livia? Então eu coloco uma maçã. -Maça não, mãe, quero outra bisnaguinha. -Depois você não consegue comprar roupa e fica estressadinha! -Não, você que é estressadinha, nóóóssa.... -Vamos!!!! -Calma aí, vou levar um dinheirinho pra comprar uns colantes que a Letícia tá vendendo. É baratinho... -Livia! -calma aí, já peguei o dinheiro. (lá embaixo....) -Cadê sua lancheira? -Ihh....esqueci de pegar. (sobe, pega lancheira, volta pro carro) -Lívia, hoje não tem educação física? -Tem sim. -E o tênis, Lívia? -Ai. -Eu não acredito, Livia. Você já tem 10 anos, não pode ser assim...Se eu morrer, você ta na roça! Se eu arranjar um emprego então, você nunca mais passa de ano! -Já vou subir pegar. -Deixa que eu vou, senão você demora mais meia hora pra voltar. -Tá bom. -Pronto, veste o tênis enquanto eu dirijo. -Essa meia? Não tinha outra? Eu só gosto daquela que tem um.. -Se eu fosse você, colocaria esse tênis , Livia, com meia ou sem meia, porque eu to ficando com falta de aaaaaaaaaaaar! -Ta bom, ta booom, noooossa! Então coloca aquela musica do Raul, mãe? -Que musica? -Aquela que fala da borboleta e do imperador do Japão. - Não é imperador do Japão. É sábio chinês. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.. -Que falta de enducação rir dos outros...Tanto faz ,também. -Tchau, vai com Deus. -Tchau mãe, te amo. (no meio da tarde, toca o telefone de novo) -Dona Luciane? A Livia quebrou o dente, a senhora poderia vir buscá-la? (corre, liga pra dentista, vai pra escola: -Filha! O que aconteceu, meu anjo? -Eu tava chupando pirulito e meu dente quebrou! -Entra, vamos até o consultório da Dra Simone. -Eu quero ir na Margarete. -A Margarete mora em Bariri. -Mas eu só confio nela pra tratar meu dente. -A Simone é uma graça,super competente e vc nem vai sentir ela extrair seu dente. -O que é extrair? -Arrancar. -Eu vou desmaiar. Eu nunca que vou arrancar meu dente! Nunca! -Viu? Não falei que não ia doer nada? Precisava ser carregada pra sala da dentista?Agora, de volta pra escola . -Mas eu to sangrando! -A Dra Simone disse que em 3 minutinhos para e que vc pode voltar pra escola. -Mas mãe...Então compra um sorvete. -Tá bom, mas rapidinho pra vc não perder aula. (melhor perder 5 minutinhos do que não voltar pra escola e perder toda a matéria do dia). -Pronto. Entra, e fica quietinha, viu? -Tá , tchau mãe. (na volta...) -Oi mamãe!! -Oi filha!Filha? Você caiu de novo? Se machucou? -Não, porque mamãe? Seu uniforme novo, está todo esfolado. Tanto a bermuda, quanto a camiseta. Olha isso. Tá toda puída! -O que é puída? -Como vc fez isso? São quarenta reais a bermuda e quarenta a camiseta. Você acabou de destruir oitenta reais e nem sabe como? -Mas mãe, eu não sei o que pode ter acontecido. Eu não fiz nada....Tudo bem que uma hora eu escorreguei, porque tava vazando água do bebedouro e o chão ficou imundado e pode ser que foi essa hora. O que é puída? -Filha, entra no carro, querida. Mamae vai ficar calma. E não é imundado e sim, inundado. -Imundado eu acho que combina mais. É igual a historia do brigadeiro. Devia chamar brincadeiro, porque a gente sempre come em dia de festa, de brincadeiras....Mãe, hoje você podia bem fazer brincadeiro, né? -Vaca amarela fez cocô na panela!!!!! -Noooossa, como você é estressada....As pessoas não podem nem conversar um pouquinho!!Mae, to com fome. -Eu já preparei uma sopa maaara pra vc. -Eu não quero sopa! Outro dia a vó Rosa fez uma sopa, mas uma sopa, mãe, que eu fiquei pensando que é por isso que o vovô é magrinho e branquinho, porque olha, mãe, eu nem sei como te explicar o que era aquela sopa! Só de olhar eu quase desmaiei. A comida da vovó de dia de semana é muito diferente da comida de domingo! Também, se ela fizesse sopa de domingo, ning... -Mas seu dente, filha! Tem que comer sopa! -Ah, já sarou! Quero pão. -Vou passar na padaria. -mae, posso descer? -Pode, mas não adianta pedir sorvete pq vc já tomou hoje. -tá bom. (na padaria...) -Mae, compra sorvete? -Não vou responder. -Compra o de chambynho, que nem é tão grande... -Não. -então compra chocolate? -Não, e não vamos discutir aqui na padaria.Estou calma e vou me manter assim. -Mae, compra kinder ovo? -Eu caminho placidamente sobre meus problemas. Sou calma e mansa... -Então compra esse ovinho de páscoa? Não é tão grande... (silêncio na fila) -Nossaaaaaa, você é mal enducada, heinn? Não responde... (silêncio novamente) -Mae! Eu to com fome! -Tem pão, presunto, queijo. Só tem que chegar em casa e comer. -Mas eu to com muita fome agora! -Então compro um suco de laranja. -Não, suco de laranja solta meus rins, vc sabe. -Entao pega um Bliss. -Bliss eu não quero. Quero chocolate. -Então não compro nada. Vamos, já paguei a conta. -Tá bom, ta boooom... (em casa) -Filha, vai tomar seu banho enquanto preparo seu lanche e depois a gente vai fazer a tarefa. -Banho? Não acredito! Outro banho? -Filha, porque todo santo dia é essa conversa? As pessoas tomam banho, escovam dente, lavam a cabeça e não é preciso brigar por causa disso. -Mas eu to cansada, mãe! -Entao, vc toma banho e descansa. Tá bom, ta booom! Tudo eu tenho que fazer o que vc quer, sempre né, mandona! -É , sempre. (45 minutos depois.....) -Livia de Deus, sai desse banho. Ninguem entende pq eu pago a conta de luz tão alta, pq ninguém mora aqui com a gente, senão, saberiam a razão! -Só falta lavar a perereca e... -Chega! Vou contar até 10! Um, dois, três.. -você ta contando muito depressa, hein, mãe... -Eu caminho placidamente sobre meus problemas. Sou calma, mansa... -Ai mãe, vc ta ficando meio louca... -Sai desse chuveiro que eu vou pegar a cinta é já! -Ta bom, ta boooom, nossa! Mae, que roupa eu ponho? -Qualquer pijama, Livia. -Mas ta frio ou ta calor? -Você é quem tem que saber. -Mas o que você acha? -Eu to com calor. -Tá bom, vou colocar um pijama de calor. -Tá, e vem comer seu lanche. -Mae, eu coloquei esse pijama, mas to com frio. -Troca, filha. -Qual eu coloco? (respirando pausadamente:) -Coloca um de frio, meu anjo. -Mas não vai ficar muito quente? -Livia, você ta de brincadeira com sua mãe? -Tá bom, ta booom....vou colocar uma camiseta sua então. -Lívia, já tem 15 minutos que seu lanche ta pronto, que demora pra colocar uma camiseta! (Vou até o quarto e ela brincando com as barbies) -Lívia, vem comer logo! Primeiro as obrigações e depois, você brinca. -Mas mãe, nunca dá tempo de mim brincar! Quando acabo a tarefa já passou da hora de dormir! -Isso porque você fica brincando o tempo todo. Brinca no chuveiro por 50 minutos. Brinca pra trocar de roupa...E não é mim brincar e sim, eu. -Ebaaaaaaaaa! Você vai brincar junto comigo?? -Senhor da Messe, Pastor do Rebanho! -Tá bom, ta booom, noossa! -Vem, come seu lanche que tem um monte de tarefa , fora a pesquisa na internet e tem que estudar pra prova semanal de quarta feira. -Preciso fazer cocô. -Ô meu Pai.Cocô não! Lá se vão mais 50 minutos! -É rápido mãe! (e ela leva 2 joguinhos, 5 barbies e lá se foram os 50 minutos) -O que tem aqui dentro? -Queijo e salame. -Eu não gosto de salame. -Desde quando? -Desde antes de ontem. Eu enjoei.Depois eu volto a gostar. -Tá, então eu tiro. -Não, mãe, ta grudado.... -Tá, eu como esse e faço outro. -Posso jogar vídeo game enquanto isso? -Não, você vai pesquisando na internet enquanto isso. -Ebaaaaaaaa! -Seu lanche, Livia. -Calma aí, calma aí, já to indo. (minutos depois...) -Lívia, seu segundo lanche, esfriou de novo. -Não faz mal, eu nem gosto de comer quente. -Vem, Livia! -Tá bom, ta boooom... -Mae, pega cat chup? -Não tem, acabou. -Você não comprou outro? -Não, claro que não. Eu avisei que só iria comprar um cat chup por mês e você bebe cat chup em 5 dias , portanto, passa 25 dias sem . -Mas mãe, eu não consigo comer lanche sem cat chup. -Então não come. -Mas eu to com fome! -Come esse lanche, Lívia. Estou desenvolvendo minha enxaqueca. -Posso ligar a TV pra comer? -Não, pq com a TV ligada, você demora 50 minutos pra mastigar o lanche, enquanto que com a TV desligada, vc demora só 30. -Acabei. Viu como fui rápida? -Vamos à tarefa. -Posso comer sobremesa? -Vamos à tarefa. -Mae, eu posso tirar os colchonetes pra resolver essa expressão? -Colchetes. -Ah, tanto faz, vai. -Mae, quando eu fui acampar na escola, tinha colchonetes, mas o meu era muito duro e tava tão apertado na barraca! Também, só cabia 3 e dormiram 5 lá dentro. A Vitória não queria dormir na outra barraca de jeito nenhum e... -Livia, amor, vamos estudar. -Tá. Esses parentes eu já elimino, né? -Parênteses. Sim, pode eliminar. -Mae, porque não vem nenhum parente visitar a gente? -Porque eles não querem, ou tem mais o que fazer. Vamos terminar a tarefa? -A Helô tem parentes em outra cidade, mas eles sempre vem visitar ela. -Tira o parênteses e termina a expressão. -Agora , Historia e Geografia: -O zodíaco . -Zodiáco. -É zodíaco, Livia. Zodíaco tem esse nome pq cada constelação recebeu o nome de um animal. -Sim, e daí? -E daí o que? -Porque se chama zodíaco? - “Zodíaco” vem do latim, e se quer dizer animal e.. (falei sem saber se vem do latim, mas ela não para!) -E daí? - E daí recebeu o nome de zodíaco por isso.Posso continuar? -Calma aí, cada constelação recebeu o nome de uma animal? Balança não é animal. Câncer não é animal , Áires acho que também não é animal.Não existe carne de Aires, nunca ouvi falar: eu tenho um Aires de estimação, ou na Africa tem muito Aires selvagem! -Lívia, pelo amor de Santa Gertrudes, eu vou chorar! Nem que eu ganhasse 15.000,00, só pra cuidar de vc, pediria a conta e procuraria outro emprego! Mesmo que Jó fosse seu pai, ele não teria paciência e capaz de virar muçulmano. Você enlouquece qualquer são! -São? -São. -São oque? -Como assim, são o que? -Ai, nada, vai. -Posso continuar? -Pode. Só posso fazer uma pergunta? Está no contexto. -Então pode. -Quando o Mussum morreu, os Trapalhões fecharam e depois reabriram de novo? -E onde está o contexto disso, Livia? -Você falou muçulmano e eu me lembrei dos Trapalhoes.... -E o universo nasceu de uma explosão cósmica, e os gases foram se juntando à poeira e... -Sabia mãe, que gás metano é o gás do pum? -Sabia. Entao, dessa explosão nasceu o universo e... -Mas não foi Deus que criou o Adão e a Eva e o jardim de Alá? -Senhor da Messe, pastor do rebanho. É Jardim do Éden. -Tanto faz, vai. Não foi Deus quem criou? -Livia, mamãe vai lá no banheiro e volta já, vai terminando aí, ta? -Tem a pesquisa ainda. -Você não fez aquela hora que eu te mandei? -Não, eu entrei num site que tem um joguinho super legal, as meninas sempre jogam no recreio com os lap top delas. Aliás, o meu pai jurou que ia me dar, ele e a vó Rosa, pq ela não me deu presente nem de natal e nem de aniversario então é justo, NE?Porque vai juntar dois presentes dela e mais o dele e... -Vou te ajudar com a pesquisa, senão vc não dorme hoje e eu ainda tenho roupa pra passar. -Mae to com sono.Posso terminar amanha cedo? -Eu também to com sono e amanha é outra novela pra você acordar. -por favor! Eu juro que acordo sem reclamar!Por favor, por favor, por favor! (herdados da Karina). -Tudo bem, Livia. Va escovar seus dentes e pode ir pra cama. -Escovar os dentes de novo, mãe? -Lívia! -Tá bom, ta booom.... (E tem quem diga que a gente não trabalha...)

5 comentários:

  1. KKKKKKK, O ENZO TB ESTÁ ASSIM, JÁ ME CANSO SÓ EM PENSAR NO QUE EXPLICAR..... SÃO TANTOS PORQUES.........
    POR FAVOR NÃO NEH, PUUUURR FAVOR, PURR FAVOR, VOLTA MORAR AKI VAI... VC ME FAZ TANTA FALTA! PURRRR FAVOR

    ResponderExcluir
  2. Ai, Senhor da Messe.....
    Muda pra cá, vai....
    PURRR FAVOR PURRRR FAVOR PURRR FAVOOOOR!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. mae...so vc mesma pra postar isso! ta certo que é verdade mais ja sei que deis que nasci dou o maior trabalhasso para vc.
    amanha ja é o seu dia, o dia das maes, e assim como vc ja disse, todos os dias sao dias das maes,das maes brigarem, darem bronca, amor, calma, ter ternuna, dar proteçao...
    haaa mae... nuncaa nunquinha na minha vida vou conceguir te reconpensar por cinquenta mil terços do que vc me deu,me da,espero que sempre me dará, com toda o amor, carinho e com paciencia!
    Dedico esse texto a todas as mae que ja passaram por brigas e carinhos e principalmente pra vc mamae, que me atura e me ama muito!e eu te amo do mesmo jeitinho!
    feliz dia das maes!!!!!

    ResponderExcluir
  5. ah, mochilinha, reaumente...deis que você nasseu minha vida nunca maiz foi a mesma.
    E muitas vezes tenho vontade de te mandar pra Bangladesh, onde fiquei sabendo que outro dia nasceu um bebê com duas cabeças. Quem sabe ele não te empresta uma, né? Mas embora vc seja malinha, voce me surpreende sempre com suas tiradas, com sua maneira madura de compreender a vida e com a leveza que só os muito chiques tem. Eu te amo.
    Amo muito.
    Vc vai ser pra sempre a minha mochilinha!

    ResponderExcluir

Sabia que somente pessoas especiais postam comentários aqui?