Seguidores

sábado, 8 de maio de 2010

CICATRIZES

(Meus agradecimentos à Bordunga, que gentilmente me enviou o vídeo)




Quando eu era criança, ou pra ser mais exata, quando meu HD era praticamente vazio, vivia esfolada. Era um galo na testa, tampa do dedão estraçalhado, bicho de pé, bicho geográfico , e meu joelho vivia invariavelmente ralado. E quando eu caía, era ali, bem ali, que machucava. Lembro da minha mãe dizendo: Mas tinha tanto lugar pra você machucar e foi cair justo com o joelho machucado?
É que fui apresentada desde pequena à Lei da Desvantagem, minha companheira íntima.. Além do quê, eu não sabia como deixar o joelho em casa e brincar somente com o resto do corpo são. Isso era coisa pra Mulher Maravilha, com sua bota vermelha e capa com a bandeira americana.Eu não dominava essas técnicas .
O fato é que eu ficava gripada sempre na véspera de sairmos de férias e sempre, sempre na volta às aulas, pegava piolho. Uma vez tive a idéia piromática (sim, acabei de inventar a palavra. Anote e manda pro aurelioonline acrescentar lá) de lascar fogo num pedaço de plástico preto que cobria algum móvel do quintal. Óbvio , pegou fogo e caiu uma gota desse plástico derretido onde? Bem em cima do meu dedo. O anelar ficou com um mapa do Brasil de ponta cabeça. Achei lindo aquilo.
Um dia meu mico fugiu. Fiquei doente, tive febre, aquelas coisas todas de criança xarope. O mico voltou, acharam o mico. Quando fui pega-lo, como sempre fazia, ele simplesmente fez o que? Mordeu meu dedo. Foi quando o pai de todos resolveu acompanhar o anelar. O mico , não sei que fim teve , mas seus dentinhos ficaram pra sempre eternizados na minha pequena mão de menina.
O tempo passou e outras cicatrizes foram surgindo....danos fatais de momentos vivenciados que me fizeram chorar, e deixaram devidamente registrado em meu corpo a sua passagem por mim. Evidente que não gosto de cicatrizes pelo conceito estético, não sejamos hipócritas. Mas orgulho-me de cada uma delas. Porque eu fui, eu dei a cara tapa, subi mesmo no pé de goiaba pra não tomar benzetacil na bunda, matei galinha a pauladas, pulei fogueira em festa junina, dei uma banana pra hipocrisia que assola o universo e tratei de ser feliz e se isso me trouxe marcas, essas marcas me lembram que eu de fato, vivi!
Mas confesso que existe um tipo ainda mais amargo de ferida: são aquelas que levamos na alma. São essas as mais profundas, as feridas que vão fundo, as cicatrizes do mundo. A bofetada que mais machuca, não é aquela da briga na saída da escola, mas sim a vinda de alguém que amamos, que sempre quisemos proteger, defender, estender a mão. Essa faz nascer as cicatrizes que causam vexame a estética interior! A essas cicatrizes, não há recursos, não há plásticas ou maquiagem que dê jeito. A gente leva junto. Pra todo canto do mundo, ela estará lá. Nos momentos de alegria, ela estará lá. Nos momentos de solidão, ela estará lá.
Mas isso também não é ruim....Porque enquanto as cicatrizes do corpo nos contam historias da vida vivida e das dificuldades superadas, as cicatrizes da alma nos lembram que devemos sim, perdoar sempre. Mas guardar o nome pra inclui-lo na lista de orações diárias, para que os formadores de cicatrizes de plantão sejam muito felizes. Muito, muito longe de mim. Amém.

9 comentários:

  1. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    BAU DA LU


    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CHOCOLATE, EL NAZARENO- LOVE STORY,- Y- CABALLO, .

    José
    ramón...

    ResponderExcluir
  2. Se faz parte de ti, não importa a cicatriz, do tamanho da barriga ou uma pinta no nariz. Bela é e nada contradiz.

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao meu seguidor espanhol, agradeço em portugues mesmo!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. O nosso herói Frodo,no primeiro livro da trilogia(O Senhor dos Anéis),foi ferido por uma lâmina negra de Mordor,a lâmina desaparece mas deixa uma ponta dentro dele.
    foi uma corrida contra o tempo.Ele precisava chegar em um lugar,onde uma única pessoa poderia tirar o fragmento da lâmina de dentro dele,senão ele ficaria igualzinho ao monstro que o feriu.A lâmina foi retirada,mas a cicatriz,essa ficaria para sempre em seu corpo,porém a sua alma estava salva.

    ResponderExcluir
  5. Lulu, incríveis seus textos! Adoro todos, um sucesso! São saudosos, verdadeiros e engraçados.
    Muito Bom! Beijos! Pat

    ResponderExcluir
  6. obrigada PatyGata, por ser minha seguidora assídua!
    e obrigada Junior pelos seus comentarios e pela participação, mesmo que discreta da sua linda esposa nesse blog!

    ResponderExcluir
  7. Olha,li este post há algum tempo,mas preferi me abster de comentários,pois além de ser suspeita pra falar,ainda tenho o sangue muito quente,e escrevo coisas que magoam as pessoas,e o que eu mais odeio no mundo é magoar as pessoas.Sinto muito mesmo pelas suas cicatrizes,pois também tenho as minhas,e entendo o que está sentindo.
    Continue assim,escrevendo com inteligência classe,destreza,sarcasmo(é um tipo de texto tirado de dentro de si e não cópias de clássicos literários,ou de autores do momento),é claro que temos a nossa bagagem cultural o que nos infuenciam é claro,mas os seus escritos definitivamente não são plágios.
    Portanto querida,peço por favor que continue escrevendo,e quanto aos criadores de cicatrizes simplesmente ignore a sua falta de classe i criatividade.Apenas escreva...

    ResponderExcluir
  8. Querida Monique, os criadores de cicatrizes estão ocupados em mostrar ao mundo o quanto sao felizes, o quanto suas vidas cheias de pequenêz são perfeitas.Trata-se de pessoas frívolas, que a cada flor que recebem, tratam de separar os espinhos para ferir quem está quieto, vivendo sua vida medíocre, comum, mas sem máscaras de suposta felicidade. Os criadores de cicatrizes nao percebem o quanto são obvios, e o quanto demonstram sua infelicidade a cada palavra proferida para atacar o outro. MAs continuo orando por essas pessoas. Que Deus as conserve felizes, e beeeeeem longe de mim.
    (Também tenho o sangue quente, mas há algum tempo decidi que meu sangue só esquenta para aqueles que realmente valem a pena..)

    ResponderExcluir

Sabia que somente pessoas especiais postam comentários aqui?