Seguidores

sexta-feira, 24 de setembro de 2010




PROCURA-SE

Ela é uma mulher bonita.
Bonita mesmo, de verdade.
Uma mulher bonita, uma amiga bonita, uma esposa bonita…
Uma mãe maravilhosa.
Mas não é da mulher que vou tratar nesse texto. Preciso voltar aí pra mais de 30 anos.
Ela   era uma menininha de pouco mais de 5 aninhos? Não tenho muita exatidão de datas, porque  quando ela me contou sua história, tentava inutilmente disfarçar  sua voz mudando, e seus olhos marejarem.
Eu, fingida como sou, me fiz de distraída , mas prestei foi muita atenção,mesmo  fingindo, como ela,  que o assunto nao tinha muita importância…
Mas então ela era uma menina, uma criança  quando seus pais se separaram.
Eu trago comigo que quando um casal se separa, existem sempre as 3 versões para o acontecido:  a dele,  a dela, e a real.
Pessoas se apaixonam a todo instante , e deixam de se amar a todo instante, se não na mesma proporção, numa proporção mais ou menos que equivalente.
E por alguma razão, aquele casal também deixou de se amar. Até aí, nada demais, se a mãe da menininha, ao resolver partir, não tivesse decidido deixar pra trás a sua filha. Aliás, não era só uma filhinha que ela deixou, mas sim, três.
Foram dormir com uma família, acordaram sem mãe.  Quase consigo visualizar aquele pai, de repente se vendo sem a mulher amada , tendo que trabalhar e também cuidar sozinho dos três filhos pequenos. 
E a mãe foi embora, assim, como quem assina o check –out  no hotel fazenda, pega suas malas e segue para a vida.
Após um longo tempo, houve a necessidade do divórcio. Ela precisava  legalizar a separação.
Então a menininha arrumou-se toda, ajudou os irmãozinhos a ficarem bonitos e perfumados. Sentaram-se com cuidado no sofá da sala e esperaram a visita tão aguardada da mãezinha, que não viam há tanto tempo.
No fórum, o Juíz  perguntava a ela sobre o pátrio poder, hoje, poder familiar, que a mãe exercia sobre os filhos, mesmo no caso dela, que os deixou com o pai e nunca voltou para visitá-los. Afinal, mãe é mãe, deve ter pensado o juíz.
Mas a mãe, ( pois bem, vamos lá, mocinha,  digite seu texto ).
A mãe abriu mão dos direitos de mãe.  A mãe não queria mais brincar de ser mãe. Só queria assinar os documentos e ir embora.
E assim o fez.
O pai perguntou se ela não queria ao menos dar uma passadinha em casa, pois as crianças estavam aguardando por ela  fazia horas. Fazia meses. Fazia anos….
Mas a mãe estava com pressa,  não podia se atrasar para a vida.
A menininha e seus irmãozinhos ficaram muito tristes. Muito mesmo. Sentiram-se novamente abandonados. Rejeitados. Sentiram-se feios e sem encanto. Sentiram-se  sozinhos,  como flor sem raíz, como manhãs sem Sol, como uma coisa que simplesmente está lá, mas que não tem nenhuma importância.
Enxugaram suas lágrimas e seguiram em frente, porque  Deus ajuda . Continuaram enxugando as lágrimas ao longo dos dias, ao longo da vida, cada qual a sua maneira.
Apesar dela ser uma mãe maravilhosa, o dia das mães é sempre uma data difícil pra ela. As meninas não sabem o que é ter uma avó, e tampouco ela sabe o que é o amor de mãe.
Mas suas filhas sabem, porque graças a Deus, existe o anti-enredo, e ela buscou ser pra suas filhas, a mãe que ela nunca teve.
Escrevo esse texto,  primeiro porque há muito tempo ele  insitia em nascer.
Segundo porque ainda hoje, ela procura por sua mãe.  Espera por ela, com o mesmo amor que a menininha um dia esperou, sentadinha no sofá da sua sala.
Procura em sites, em rádios do Paraná,  procura em segredo,procura em oração, procura por sua mãe.
E como coisas boas acontecem a todo instante , quem sabe alguém entre aqui ao acaso e conhece essa pessoa? Deus faz milagres o tempo todo e eu acredito neles. 
E  finalizo  com a cópia do “Procura-se” que ela, a menininha do sofá da sala, distribuiu  , sem sucesso, por todos os sites que ela encontrou:
Procuro por Elziana de Souza Ferreira , filha de Elza de Souza Ferreira e Teodomiro Rodrigues Ferreira e seus irmaos ,Lisete ,Silvia Jaime , Neno . Gostariamos de saber de nossa mae …. sao seus filhos Rosana de Oliveira Souza e Diana de Oliveira Souza eJulio Cesar de Oliveira Souza ,estamos ha muito tempo a sua procura ,esperamos que nos perdoe por nao ter te achado a mais tempo”.
E é por essas e outras que desacredito de mim, quando  muitas vezes penso que a humanidade não tem mais jeito.  Tem jeito sim. Porque assim como existem pessoas que dão à luz sem  ao menos serem dignas da maternidade,  existem também menininhas que, mesmo tendo sido abandonadas, ainda assim, carregam dentro de si, o amor, o perdão, a esperança do reencontro.

(Dedico esse texto à Diana, uma pessoa que aprendi a respeitar e admirar demais...)

17 comentários:

  1. OI!!!!!!!!!!!!!!!!!!! LUUUUUUUUUUUUU!
    NOSSA!
    NÃO DA PARA ACREDITAR...EU MESMA NÃO ACREDITO QUE PASSEI POR TÃO DOLOROSAS PROVAÇÕES...
    E OUSO A DIZER QUE SOU UMA MULHER DE MUITA SORTE...APESAR DE TUDO...TENHO UM PAI QUE
    VALE POR UM MILHÃO DE MÃES JUNTAS, UMA FAMÍLIA LINDA QUE TENHO MUITO ORGULHO...
    MEU MAIOR SONHO A ESCREVER UM LIVRO SOBRE MINHA HISTÓRIA, UM LIVRO DE AUTO AJUDA...
    COM O TÍTULO: ( ?...SEJA MÃE...) O PONTO DE INTERROGAÇÃO É POR QUE: ATÉ MESMO PESSOAS SÁBIAS COMO AUGUSTO CURY, QUE ADIMIRO...TERÁ DIFICULDADE EM ENTENDER... TEM QUE PASSAR E SENTIR NA PELE...ADORO USAR OS TRÊS PONTINHOS, POR QUE: A HISTÓRIA VAI SEMPRE MUITO MAIS ALÉM DO QUE SE IMAGINA NOSSA VÃ FILISOFIA...
    MAS COMO SOU UMA PESSOA DE MUITA FÉ E ESPERANÇA E SEI QUE TUDO TEM A HORA CERTA PRA ACONTECER...EMBORA
    ACRETIDO TBM QUE NADA CAI DO CÉU...UM DIA ESSE LIVRO ESTARA NAS BANCAS E SERA RECORTE EM VENDAS...
    BJSSSSSSSSSSS! DE UMA AMIGA QUE TE ADORA E TE ADMIRA MUITO.UMA VEZ A VANESSA TE DISSE QUE EU TINHA INVEJA DE VC E QUERIA SER IGUAL A VC...NA VERDADE EU TE ADMIRO E TENHO ORGULHO DE SER SUA AMIGA E SER COMO VC SERIA UM PRIVILÉGIO MUITO GRANDE...TE ADORO...
    SOMOS MUITO MAIS TREVEJO...
    BEIJOS, DIANA

    ResponderExcluir
  2. Di,
    Primeiro preciso te ensinar a enviar coments,rsrs.
    Pois é, incrível como Deus nos dá forças para passarmos por tudo e sairmos sempre mais fortes, não é mesmo?
    Você vai conseguir tudo o que desejar e eu estarei aplaudindo.
    Quanto ao comentário da tal moça, vamos relevar, afinal, não é todo mundo que tem a capacidade de entender as coisas.
    Pessoas limitadas sentem inveja.
    Pessoas grandes sentem admiração.
    E melhor do que ser como eu, é ser você mesma!
    Beijos no seu imenso coração!

    ResponderExcluir
  3. ONDE VC ACHOU ESSA FOTO TÃO PARECIDA COMIGO?
    EU ERA LOIRINHA QUANDO ERA PEQUENA,TINHA OS CABELOS FININHOS COMO A MENINA DA FOTO.
    SÓ VC MESMO...
    BJOSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  4. Pronto. Aprendeu a postar comentários.
    Próximo passo: Escrever seu livro!
    Beijooooossss

    ResponderExcluir
  5. Olha.. não tem como ler este texto e mais uma vez me emocionar.
    Não vou elogiar o texto, pq sei a grandiosidade deste, em especial!
    Os elogios serão todos direcionados a Diana. Pessoa que aprendi a respeitar e admirar, e depois desta publicação, desta sua verdade, ainda mais.
    As provaçoes que passamos em nossas vidas nos transformam em pessoas melhores, com valores, com respeito, com sentimentos.
    Espero do fundo do meu coração que essa história tenha um final feliz.
    Um final de reencontro, acerto de contas, compreensão e perdão!

    *ps: quero um exemplar do seu livro autografado!

    ResponderExcluir
  6. Essa foi minha intenção ao escrevê-lo: a possibilidade de um reencontro.
    E eu tambem quero um exemplar autografado, hein....

    ResponderExcluir
  7. Olha esse tipo de História sempre me deixa passada,pois comigo foi o oposto, tive q lutar muito pela vida do meu filho e até hoje corro atraz. Alias abri mao da minha vida pq hoje vivo pra ele. Com certeza o perdao é divino e nao é pra qualquer um só tem esse dom pessoas especiais mesmo e com certeza essas 3 pessoas foram crianças especiais e se tornaram adultos ainda mais. Nada na vida é por acaso e aprendi isso a pouco tempo dentro de um quarto de hospital com meu filho entre a vida e a morte, sabe nunca me imaginei passando por isso, sempre me achei uma pessoa fraca, mas tomei muita pancada da vida desde cedo e ali entendi que td o que passei foi o que me deixou forte pra passar por aquela situaçao se nao fosse assim acho que nao teria conseguido e claro sempre com Deus no coraçao, muita fé!
    Então o que digo a essa menina mulher é que jamais perca a fé e esse dom maravilhoso de perdoar.
    "Nada te perturbe, nada te assuste, td passa...DEUS, porem nao muda!Com paciencia td se acalma. Quem a DEUS possui nada lhe falta, SÓ DEUS BASTA!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Sabe, Milene, eu tenho mesmo é que agradecer a Deus por ter tido na vida oportunidade de conhecer grandes mulheres, assim como a do texto, assim como você!
    E seu comentário teve um peso imenso aqui, pois veio a testemunhar como nesse nosso mundo, existe gente fraca, gente normal e gente forte, muito forte.
    Você é uma delas.
    Beijos, guerreira linda!

    ResponderExcluir
  9. Lindo , e ao mesmo tempo triste...com ctz que nao ter a mae deve ser muito dificl, mas com isso tudo que pude ver é que devemos agradescer a Deus por te-las. Mas vc que nao teve essa experiencia está de parabens por ser essa mae maravilhosa, pq existem pessoas que mesmo tendo as do lado nao tem nem metada do carisma, afeto, e educaçao q vc tem, entao sinta-se orgulhosa, pois vc é uma mae maravilhosa. e bem extruturada .
    E com certez tudo vai dar certo.
    bjos

    ResponderExcluir
  10. belissimo texto.
    quero parabenizar,
    o seu trabalho do,
    seu blog.
    prbns e muito sucesso pra vc ta.
    comente no blog
    www.analucianicolau.adv.br

    ResponderExcluir
  11. Lindo!!!!!!, que história de uma vida mais tocante e profunda. Para vc Lu que escreveu com o coração, parabéns!!!, perfeito.
    Para vc menina linda que cresceu e Deus te ensinou a amar e ser esta mãe maravilhosa, saiba que esta gradeza interior é pra poucos.
    Deus enxuga nossas lágrimas e segura nas mãos em nossas caminhadas. DIANA aprendi a te admirar bjs REJANE

    ResponderExcluir
  12. LIndo texto... Não tem como ler e não ficar pensando na história, não se emocionar com uma coisa tão tão triste!!
    Mãe seria sempre o porto seguro de todas as crianças... eu não me imagino sem a minha!!
    E saber que a Diana é uma pessoa espetacular, mãezona e mto especial não só para as filhas dela!

    ResponderExcluir
  13. Pois é, Re, existem pessoas que tem mesmo que ser admiradas e aplaudidas, mas parece que o ser humano está mais preocupado em criticar ao invés de elogiar, o que é lamentável..
    Bjosss

    ResponderExcluir
  14. Naty! Você conseguiu postar um coment, loirão!
    Que bom!
    Quanto a Diana, realmente, ela é maezona, não só para as princesinhas dela, mas em particular para a minha princesa também!
    Beijoooooo

    ResponderExcluir
  15. OBRIGADA A TODOS VCS!!!!!!!!!
    PELO CARINHO, PELAS PALAVRAS, POR TUDO...
    NOSSA GENTE!! TENHO TANTOS DEFEITOSKKKKK
    ACHO QUE NÃO MEREÇO TANTOS ELOGIOS...
    SOU A RAINHA DO ATRASO...
    SOU ESQUECIDA E DESLIGADA...
    TENHO MANIA DE ORGANIZAÇÃO...
    NÃO GOSTO DE PERDER E ETC...ETC...KKKKKK
    BEIJOSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  16. Mas quem disse que vc nao tem defeitos?
    Claro que tem, que não os tem?
    E não gostar de perder , quem é que gosta?
    A questão é: saber perder! E isso, realmente, ne...Vc sofre mais que os outros quando perde. So não entendo porque gosta taaaaanto de competir, criatura!
    Mas defeitos, todos nós temos, só que estamos aqui só pra falar das qualidades....
    Os defeitos, a gente esquece!
    Bjoooooo, Di!

    ResponderExcluir
  17. KKKKKKKKKKKKKK TEM RAZÃO!!! ACHO QUE GOSTO MESMO DE COMPETIR...
    NA VERDADE ACHO QUE COMPETI A VIDA TODA...
    NOSSA! MAS É MUITO BOM!E MUITO MOLHOR QUE RECEBER
    O PREMIO: É SABER QUE VC É CAPAZ E FEZ POR
    MERECÊ-LO!! SEI QUE NÃO PODEMOS GANHAR SEMPRE!!
    UM DIA EU CHEGO LÁ...
    UM GRANDE BEIJO,LU!

    ResponderExcluir

Sabia que somente pessoas especiais postam comentários aqui?