Seguidores

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A meu pai adotivo                                     



Francisco Itaerço é um poeta de um nível intelectual admirável.
De uma genialidade e sensibilidade imensuráveis.
É também, desde pouco tempo atrás, meu painho de coração.
Sim, a meu pedido, ele me adotou como filha de coração.
Ele me homenageou, citando essa princesa sem castelo entre nomes tão importantes.
Retribuo sua homenagem, se é que isso é possível,
Postando seu poema aqui no meu blog.
A bênção , Painho!





QUEM FUI? QUEM SOU? QUEM SEREI? -UM POEMA DE FRANCISCO ITAERÇO


“A coisa mais difícil é conhecer-se a si mesmo” (Tales de Mileto)

Meio século de existência,
Não sou nada, não existo
Sou pura ineficiência
Sou somente meu registro.

Fui fabricado em série
Em escolas e universidades
Fui sempre uma minissérie
Das novelas de verdade.

Sou meu pai e minha mãe,
Meus filhos e meus amores,
Meus amigos e meus alunos
Sou também meus professores.

Fui Ghandi, fui Joana Darc,
Jaques Demo Lay, O Templário
Fui imperador romano
Só não fui incendiário.

Fui Nelson e fui Gonçalves,
Fui muitos outros também,
Sou Roberto e sou Carlos,
Caetano e Fafá de Belém.

Fui Tiradentes, e Zumbi…
Fui preso em sessenta e quatro
Só não fui executado
Porque fugi para o mato.

Aqui no Jota Bê Efe:
Sou toda esta fubanada,
De tudo eu sou um pouco
Eu sou um pouco de nada

Sou o Cícero Cavalcanti,
Sou Luciane Trevejo,
Sou o amanhã e o ontem
Sou o amor e o desejo,

Sou o professor Luiz Otávio
Num AP de frente ao Mar,
Escrevendo textos pra neta
Do décimo segundo andar.

Serei ainda, quem sabe?
Xico Bizerra e Hellen Quirino,
E o colunista João Procópio
Que sou fã desde menino.

“De jumento ao Parlamento”
Serei Raimundo Floriano,
Serei Laélio Ferreira
O mundo todo glosando

Sou Leonardo Leão
Sou Goiano Braga Horta
Pouco importa a oposição
Divergências pouco importa

Sou Marco Di Aurélio,
Sou o Padre Irineu Batista:
Um fiel aqui da ICAS
Que a muito perdi de vista

Sou o Huytamar de Freitas
Lá da Rádio-Peão
Sou o bispo Jorge Filó
E o Ismael Gaião

Serei todos esses letrados,
Até mesmo o papa Berto
E pra quem não foi citado
Deixo meus versos em aberto.

………………………………………..

No momento sou o que sou
Meio nascente, meio poente…
Vou consultar meu DNA
Acho que nem sou meu parente.

Mesmo quando pleno de mim
Sou um poeta simplesmente
E poeta todos nós somos
Difícil mesmo é ser gente.

Quem sou eu? Você sabe? Eu não sei.

5 comentários:

  1. Depois do que li, falar demais seria redundante, por isso digo: BELO!

    ResponderExcluir
  2. Ele é genial, não acha, Angélica?
    Tava com saudades de você, menina bonita!
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  3. Mas vc é muinto folgada mesmo, hein, Lú!
    Espertona, vai logo pedir pra ser adotada por um poeta !
    MAs nessa, eu naum sei qual dos 2 ficou mais na vantagem viu?
    Beijos,

    ResponderExcluir
  4. Conhecendo voce, quem ganhou foi ele.
    Pelo jeito que ele escreve , quem ganhou foi voce.
    E no final ,ganhamos todos nos, que desfrutamos de tudo isso; de todo esse talento.
    beijos, lu
    parabens, francisco itaerço!
    Tati

    ResponderExcluir
  5. Fer e Tati
    Muito bom quando todos saem ganhando.
    A vida só vale a pena se for assim.
    Bjo no coração de voces

    ResponderExcluir

Sabia que somente pessoas especiais postam comentários aqui?