Seguidores

segunda-feira, 30 de agosto de 2010



NÃO FALE. DÊ EXEMPLOS.




Ter Filhos é uma bênção divina, é a razão primeira da mulher existir.

Todas as meninas brincaram de casinha, almejaram ser mães, ver a barriga crescendo, o corpo se modificando pra receber outra vida, parir, amamentar e ver no outro ser a sua continuidade. É natural, é a vida em sua forma mais perfeita...

Mas educar não é nada fácil... A gente lê livros, conversamos com as amigas, procuramos psicólogos para nos orientar nessa difícil tarefa que é ensinar o melhor e da melhor maneira para nossos filhos, mas creio que a grande verdade, é que a melhor maneira de educar, é de fato, dando exemplos.

De que adianta a gente proferir doces e meigas palavras, com voz de menininha , dizer aos quatro cantos que somos “pessoas do bem” , quando nossas atitudes mostram exatamente o contrário?

De que adianta ensinar ao filho que não se deve mentir, se mentimos , seja pro telemarketing, seja para aquele convite que não estamos interessados em aceitar ,mas mentimos?

De que adianta dizermos que temos que ser corajosos, assumirmos nossos erros, se quando erramos, num segundo momento, já estamos lá, tentando nos fazer de vítimas da situação, agindo como as piores vítimas das injustiças do mundo?

A gente ensina , é com exemplos, é com atitudes!

Quando erramos, devemos sustentar nosso erro , nos desculparmos e seguir em frente de cabeça em riste, sem atacarmos ou ofendermos ninguém pelos erros que cometemos. Isso é ser homem, isso é ser mulher e ser forte e ter dignidade. Porque palavras, são fáceis de proferir, mas atitudes são mais difíceis de sustentar, e quando as palavras não condizem com as atitudes, aí já era: Você não engana mais ninguém.

Quando concluímos que determinadas pessoas não nos acrescentam nada na vida, simplesmente nos afastamos e seguimos em frente, sem olhar pra trás. De preferência , desejando que quem ficou pra trás tenha tudo aquilo que merecer da vida.Se esse tudo é bom, ou ruim, não cabe a nós julgar, nem desejar coisa alguma.

Nossos filhos sempre terão sua própria personalidade, seu próprio caráter, mas os exemplos que passamos , eles levarão com eles pra sempre. Por isso nunca passei a mão na cabecinha da minha filha, nunca a apoiei nas burradas que ela fez. Sempre mostrei que todos os atos, tem conseqüências e assim ela vai crescendo , consciente do certo e do errado.

Reflitamos sobre nossos atos, sobre os exemplos que temos dado a nossos filhos, a nossos amigos, enfim, às pessoas que passaram e passarão por nossas vidas.

Porque caminhos de trevas não existem. O que existe é nossa própria incapacidade de sermos luz, de iluminarmos tudo....


.

11 comentários:

  1. Mais um lindo texto, Lu!
    Impressionante como até as "maldades" te inspiram! É um dom, sem dúvidas!
    Não só o de escrever tão bem, mas o de tirar coisas boas até das atitudes maldosas das pessoas.
    O ser humano é assim... e graças a Deus!
    Afinal, imagine só em que mundo viveríamos se cada palavra mal dita, se cada atitude maldosa tivesse o mesmo retorno.
    Seria um mundo perverso, invejoso, sem luzes e sem flores.
    E graças a Deus,temos consciencia que cada atitude que tomamos tem sim um retorno! E quem dá esse "retorno" é a vida!
    Não precisamos nem agir.

    Continuemos nossa vida assim: fazendo amigos ao invéz de aliados, semeando a paz, ao invéz da maldade.
    Parece clichê, mas é a realidade!
    "Cada um tem tudo aquilo (ou só aquilo), que merece!"

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que eu acho? Além de exemplo vc tem que ser firme, mas MUITO mesmo, mas derepente vem um fdp fazer uma lei em que te proíbe dar um tapa, não me conformo. Quantos de nós levou alguns e nem por isso ficamos loucos ou revoltados? Logo veremos filhos metendo a mão nos pais e eles terão que calar a boca! Muito lindo seu texto, sei que vc segue á risca, assim todos o fizessem! Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Pois entao...existem pessoas que antes de ter seus filhos, apontam o defeito do filho dos outros, mas quanndo os tem, nao sabem como educa-los.
    Outras, agem como eternas galinhas chocas, que ficam eternamente protegendo os filhotes, como se eles nao pudessem se defender sozinhos. Passam a mao na cabeça, os defende, acreditando que com isso estão protegendo.
    Sei que é difícil a exata medida das coisas, mas todos tem que prestar muita atenção no filho que tem, e para aqueles que já educaram errado, meus pêsames! Para aqueles que ainda tem a chance de educar, meus mais sinceros votos de boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Tocou num ponto muito importante,temos que dar exemplo o tempo todo,e prestar atenção no que nós fazemos e falamos,porque isso também pode confundir a cabecinha deles,e quando fizer uma coisa errada não passar a mão na cabeça,e dizer não sempre que preciso,pois estamos criando filhoa para a vida,se nós não ensinarmos a vida ensina ,e essa sim é dolorosa quando bate.Não se trata apenas de uma palmada,mas de uma personalidade,se trata de fazer ou não um filho feliz no futuro,sabendo,das suas capacidades e limites e reconhecendo a si próprio.É uma missão e tanto não é mesmo?
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. É, muitas mães criam monstros, lobos em pele de cordeiro, pessoas que mal sabem se identificar, pois não tiveram referências...
    Aí culpam o mundo por cada tombo que levam, mas se esquecem que quem jogou a casca da banana, foi ele (a) !

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, obrigada por me achar!
    Adorei sei jeito de falar sôbre o amor, realmente o Te Amo, tem muitas explicações!
    Procure em meu blog um poema chamado Ladrão Virtual, e se quiser pode postá-lo aqui, fala exatamente sôbre o plágio, vc vai gostar.
    Bjs pra vc querida
    Gena

    ResponderExcluir
  7. Sim, Gena, e cada um ama a seu modo e por razões pessoais e intransferíveis! .E o amor , quando verdadeiro, é a maior fonte de inspiração.
    Beijossss

    ResponderExcluir
  8. Olá querida Lú!
    Adorei seu comentário, muito obrigada!
    Seu blog é uma delícia de ler, tudo é mt bom!
    Bjão pra vc!
    Gena

    ResponderExcluir
  9. As vezes olho para a natureza em sua sabedoria infinita, sua perfeita simplicidade e me pergunto se a forma macho e fêmea não foi simplesmente uma ótima idéia, (bem mais interessante), para resolver o problema da reprodução de alguns seres.
    Sei lá, talvez esteja forçando. Mas forçar a mente é condição para criar
    (pode ser que no fim seja mesmo só forçassão mas vale a pena tentar...)
    Quase todo macho é um fecundador apto (e algumas culturas se orgulham disso :P), quase toda fêmea pode gerar vida, as vezes se empolgam: trividinhas, quadrividinhas etc.
    Quando dá tempo eu penso que, na nossa espécie, apesar da plena capacidade de gerar nem toda fêmea deseja ser mãe. E que naquele momento podia estar desejando alguma outra coisa.
    Nem preciso dizer que grande parte dos homens está com a cabeça em outro lugar quando o "ser pai" acontece.
    Ser ou não ser Pai, ser ou não ser mãe não é para qualquer um. Mas infelizmente, se por um lado a sociedade evolui rápido, fica agressiva, exigente, competitiva, e criar, educar uma criança nela fica caro
    pra baralho, por outro lado (ô trocadilho podre...) a última coisa que evolui na sociedade é a mentalidade.
    E isso a despeito dos milhares de pastores, padres, médiuns, psicógrafos e gurus de auto-ajuda, programas sociais, ONGS, internet etc que informam, esclarecem, “iluminam” multidões. O problema é que nenhum deles vai mexer nesse ponto, nem com uma vara de 10 metros.
    E milhares de óvulos continuam a ser fecundadas num momento de cio, mini pessoinhas geradas sem o acompanhamento pré-natal razoável. Vão fumar antes de nascer, ter sua primeira experiência com álcool ou coisas piores na barriga da mãe.
    As que nascerem, vão crescer sem exemplo, educação, numa cultura consumista, materialista e individualista. Assistindo programas “antes você do eu”, onde a deslealdade vale um milhão. Ouvindo músicas que falam da gloriosa vida curta e violenta de um criminoso.
    Graças a Deus eu duvido dessas coisas que eu escrevo.
    Para finalizar minhas desculpas aos milhares de brasileiros que viraram família de repente. Que acordam as 4h20 da manhã e ainda arranjam tempo para ser pais. Minhas desculpas sinceras as milhares de brasileiras, jovens, mulheres, que lutam pelas suas crianças todo santo dia e dão exemplo.
    As avós que abandonam suas vidas e se tornam mães novamente.
    Meu respeito e admiração a todos vocês que não desistem nem de transar sem preservativo nem de enfrentar as dificuldades decorrentes.

    ResponderExcluir
  10. André
    Seu texto dispensa comentários...
    Cadê seu blog, menino??
    Abraços pra vc e pra mulherada que te cerca e que faz de vc um cara cada vez melhor!

    ResponderExcluir

Sabia que somente pessoas especiais postam comentários aqui?